Informativos Coagril

Percevejos na fase reprodutiva da cultura da soja.

Informativo

              Durante o seu desenvolvimento os percevejos passam pela fase de ovo, fase de ninfa, composta de cinco estádios (instares), e fase adulta. As ninfas apresentam coloração variada com manchas distribuídas pelo corpo, completando o desenvolvimento em cerca de 25 dias. Os adultos, iniciam a cópula em 10 dias e as primeiras oviposições ocorrem após 13 dias. Apresentam longevidade média que varia de 50 a 120 dias e número de gerações anuais de 3 a 6 dependendo da região, sendo as fêmeas, em geral, maiores que os machos. A distinção sexual é feita pelo formato da genitália, nos machos com uma placa única (pigóforo) e nas fêmeas com duas placas laterais.

A cultura da soja, atualmente, encontra-se no início da fase de enchimento de grãos, período crítico para o desenvolvimento da cultura, e que coincide com o período de ataque de pragas sugadoras como os percevejos, causando danos na produtividade e na qualidade dos grãos produzidos da oleaginosa.

            O percevejo causa danos diretos a cultura, pela sucção de seiva elaborada das vagens e dos grãos, causando abortamento de vagens e diminuindo o número de grãos por vagem, além de favorecer a inoculação de fungos nos grãos e promover a retenção foliar na soja.

            Os percevejos são encontrados facilmente nas primeiras horas do dia, pois a praga dirige-se para as folhas superiores para se eliminar a umidade do corpo adquirida durante a noite ou em caso de chuvas, caso contrário, haverá a morte pela formação de fungos causado por essa umidade. Trabalhos de pesquisa evidenciam que para cada percevejo que se visualiza na parte superior da soja, existem outros 3 indivíduos, desta forma, dificulta-se o monitoramento dos mesmos. Uma das maiores dificuldades ao controle dos percevejos constitui-se na realização de aplicações tardias de inseticidas, quando a população da praga encontra-se mais elevada, em função da dificuldade em identificar a população de praga, associado a ocultação visual do dano.

            O controle dos percevejos é indicado quando na amostragem se encontrar cerca de 1 a 2 percevejos adultos ou ninfas por metro linear de soja, identificando-os mediante o uso de panos de batida. Mesmo em lavouras que se apresentam em fase de final de enchimento de grãos e até mesmo em maturação fisiológica, quando os grãos apresentam-se ainda ‘’ moles’’, há necessidade de efetuar o controle dos percevejos. Um aspecto importante para a aplicação do produto é o horário, pois o percevejo, nas primeiras horas do dia, encontra-se na parte superior das plantas, devendo-se aplicar o produto neste momento. 

            Atualmente, com o aumento do cultivo de soja intacta e a diminuição da utilização de inseticidas piretróides, aumenta a necessidade do monitoramento da população dos percevejos e sua dinâmica no desenvolvimento da cultura da soja.

                                                                                                                     Denilso José Mombelli

                                                                                                                     DETEC-Coagril

Veja mais

Outros informativos

Noticias

AVISO

Saiba mais

Noticias

Dia Do Trabalhador

Saiba mais

Noticias

ASSOCIADO

Saiba mais

Noticias

DIA DE FEIRA

Saiba mais

Ver tudo