Informativos Coagril

METRITES PÓS PARTO EM VACAS

Informativo

As metrites causam alteração no desempenho reprodutivo dos animais. Mesmo tratando as vacas, não se consegue reestabelecer a eficiência reprodutiva rápida, havendo em todos os casos um aumento no intervalo parto-concepção.
Assim, o ideal é prevenir essas doenças, alcançando um melhor desempenho reprodutivo das fazendas, evitando principalmente partos distócicos, bezerros natimortos, hipocalcemia, parto gemelar e principalmente a retenção de placenta.
Metrite puerperal: A metrite puerperal ocorre nas duas primeiras semanas após o parto. No entanto, cerca de 50% dos casos ocorre nos primeiros 7 dias após o parto. Essa doença é caracterizada por uma descarga uterina fétida de coloração avermelhada ou amarronzada e de aspecto aquoso. Essa descarga tem um cheiro muito característico, facilmente reconhecido por pessoas que conhecem a doença.
Metrite Puerperal Aguda: Esse quadro acima ocorre também na metrite puerperal aguda, que difere-se da anterior por ter mais sintomatologia, ou seja, há sintomas sistêmicos, como febre, baixa ingestão de alimentos e queda na produção de leite.
Mas, afinal, como o útero se contamina com bactérias?
A verdade é que toda vaca apresenta contaminação bacteriana no útero!
Antes, acreditava-se que a contaminação bacteriana do útero ocorria no momento do parto e do pós-parto, mas hoje em dia se sabe que o útero, mesmo antes da gestação (e durante a mesma) já possui uma flora bacteriana. Então, por que uma vaca desenvolve doença e outras, não? Provavelmente devido ao tipo e quantidade dessa contaminação. Além disso, o sistema imunológico do animal interfere nisso. Assim, a doença é resultado de um equilíbrio entre contaminação e sistema imunológico.
Tratamento: Deve-se sempre tratar a vaca, e depois o útero. Assim, a recomendação é: *Uso de antibióticos sistêmico; *Uso de antitérmicos (se for necessário); *Terapia de suporte para controlar a hipocalcemia, hipoglicemia e desidratação; *E recomendo a infusão uterina, após o tratamento sistêmico. 

Méd. Veterinário Giovani Menegon. DEPEC - Coagril

Imagens

Galeria de fotos

Veja mais

Outros informativos

Noticias

AVISO

Saiba mais

Noticias

Dia Do Trabalhador

Saiba mais

Noticias

ASSOCIADO

Saiba mais

Noticias

DIA DE FEIRA

Saiba mais

Ver tudo