Informativos Coagril

MANEJO E CONSERVAÇÃO DE SOLO

Informativo

A colheita da cultura da soja já foi iniciada no município de Chapada e região, sendo que o produtor neste momento começa a projetar os cultivos da próxima safra, objetivando corrigir possíveis erros de manejo e fatores passiveis de melhora no sistema produtivo em sua totalidade.

            Alguns fatores devem ser considerados em relação ao manejo e conservação do solo para que se evite o principal problema que afeta a maioria das lavouras, a perda de solo por ocasião da erosão. A erosão pluvial é ocasionada pela desagregação e transporte de solo pelas chuvas, agravada pela falta de cobertura e compactação do solo.

            Alguns produtores têm adotado a prática do terraceamento para evitar as perdas de solo, atacando as consequências do problema e negligenciando as causas da erosão. Atualmente, tem se implantado a cultura da soja mais para o início da janela de cultivo, que aliado a diminuição de ciclo e cultivares de baixa produção de biomassa de planta tanto da parte aérea quanto radicular, tem criado um vazio outonal de baixa cobertura de palhada sobre o solo.

            Nesse sentido, algumas pesquisas têm remetido a implantação de culturas gramíneas de verão (Milheto, Capim Sudão) como fator de compensação da falta de cobertura para esta época do ano, tendo em vista que estas plantas têm alta eficiência em utilização da agua, crescimento acelerado, proporcionando a cobertura do solo com palha, produção de raízes agressivas e fasciculadas que produzem micro poros, melhorando a aeração do solo e a infiltração de água.

            Outro fator relevante, é o intenso trafego de máquinas e movimentação de animais em áreas concentradas tem aumentado a compactação do solo. Tal compactação se localiza no local de estradas e saídas de máquinas e nos corredores das pastagens. Tais locais não são passiveis de recuperação apenas com a utilização de remediação biológica (plantas de cobertura), necessitando da intervenção mecânica por subsoladores.

            Contudo, este momento do sistema produtivo tem se mostrado como uma grande oportunidade para melhorarmos as condições do sistema plantio direto utilizado nas propriedades, possibilitando o aporte de palha para cobertura do solo, além de melhorar a estrutura do solo com baixo custo e efeito prolongado.

Eng. Agr. Mauro Roberto Rohr

DETEC-COAGRIL

Veja mais

Outros informativos

Noticias

AVISO

Saiba mais

Noticias

Dia Do Trabalhador

Saiba mais

Noticias

ASSOCIADO

Saiba mais

Noticias

DIA DE FEIRA

Saiba mais

Ver tudo