Informativos Coagril

MANEJO E ALIMENTAÇÃO DE VACAS EM TRANSIÇÃO

Informativo

Classicamente o período de transição compreende as 3 semanas imediatamente pré-parto e as 3-4 semanas pós-parto, e é um período crítico para toda e qualquer vaca leiteira. O stress fisiológico a que esses animais são submetidos no final da gestação e no início da lactação é muito grande.

No Período de Transição a vaca passa de um estado gestante, não lactante, para um estado em que a gestação já se encerrou, e a produção de leite está em ritmo crescente. Nesse período, diversas e profundas alterações ocorrem no metabolismo animal para dar suporte a essa mudança de status fisiológico, sendo as mais significativas a redução no consumo de alimentos e a inversão entre demanda e suprimento de energia.

Assim, para garantir às vacas uma transição tranquila para uma nova lactação, é preciso estar atentos aos pontos chaves do manejo de vacas secas: 1= Oferecer conforto às vacas. Elas precisam de sombra e água fresca. 2= Minimizar a queda no consumo de matéria seca pré-parto. Para isso é fundamental oferecer volumosos de alta qualidade e formular corretamente as dietas. 3= Monitorar de perto o ECC. O ideal é que as vacas cheguem ao parto com ECC entre 3,25 e 3,5. Vacas parindo muito magras ou muito gordas têm muito mais chances de ter problemas ao parto e no início da lactação. 4= Aumentar a densidade energética das dietas das vacas em transição, adequando o valor para cada fase. Isso ajuda a compensar a queda no consumo, e a adaptar as vacas às dietas do início da lactação.

Como maximizar o desempenho pós-parto: Eu entendo que nas primeiras 3 semanas pós-parto, que ainda compreendem o chamado período de transição, temos que focar mais na sanidade das vacas, do que em maximizar a produção de leite. Se dermos a elas as condições adequadas para se recuperarem do parto de forma, maximizando o consumo de alimentos com menor stress metabólico, poderão expressar todo o seu potencial produtivo, sofrerão menos com os distúrbios metabólicos e, muito provavelmente, apresentarão ótimos índices reprodutivos. 
O foco do manejo das vacas nos primeiros 20-30 dias de lactação deve ser no conforto e na sanidade. Não importa o sistema de produção – pasto ou confinamento. O conforto nas instalações onde irão ficar é fundamental. Manter a saúde do rúmen também, de forma que as dietas dessas vacas devem ser menos agressivas do que as do lote de alta produção.

Qualquer dúvida sobre esse ou demais assuntos, venha conversar conosco na COAGRIL ou solicite uma visita na sua propriedade.

Méd. Veterinário Giovani Menegon, DEPEC - COAGRIL

Imagens

Galeria de fotos

Veja mais

Outros informativos

Noticias

AVISO

Saiba mais

Noticias

Dia Do Trabalhador

Saiba mais

Noticias

ASSOCIADO

Saiba mais

Noticias

DIA DE FEIRA

Saiba mais

Ver tudo