Informativos Coagril

CUIDADOS NO PREPARO E PLANTIO DA CULTURA DA SOJA

Informativo

Cuidados no preparo e plantio da cultura da soja

 

A instalação de uma lavoura de soja requer um planejamento adequado, pois é uma etapa que determina o início de um ciclo produtivo de aproximadamente 130 a 140 dias. Sabe-se que o sucesso de uma lavoura está diretamente ligado ao plantio.

A temperatura média do solo para uma emergência rápida e uniforme das plântulas de soja vai de 20 a 30º, sendo que o ideal 25º. Temperaturas inferiores a 18 C tornam o processo de emergência mais lento, podendo resultar em drástica redução do estande. Ocorre predominantemente, onde a semeadura é realizada anteriormente a época preferencial.

A umidade ideal para germinação e emergência da semente da soja requer absorção de água de pelo menos 50% do seu peso seco para iniciar o processo. Além da umidade, as condições físicas do solo também são importantes para que ocorra o melhor contato entre solo e semente. Vale lembrar que semeadura realizada com insuficiência hídrica, é extremamente prejudicial ao processo de germinação.

A velocidade ideal de plantio é de 4 a 6 km/h, quando fora deste intervalo pode haver interferência na uniformidade de distribuição e causar de danos mecânico a semente, a profundidade ideal para efetuar o plantio é de 3 a 5 cm.

Quando todos estes fatores são levados em conta, conseguimos diminuir riscos que podem ocasionar prejuízos iniciais e muitas vezes permanentes a cultura.

 

Técnico agrícola

Márcio Andrei Fusiger, DETEC Coagril

Veja mais

Outros informativos

Noticias

CONDIÇÕES DIFERENCIADAS...

Saiba mais

Noticias

AVISO

Saiba mais

Noticias

Dia Do Trabalhador

Saiba mais

Noticias

ASSOCIADO

Saiba mais

Ver tudo