Informativos Coagril

TRATAMENTO DE SEMENTES EM CULTURAS DE INVERNO

Informativo

          Uma alternativa que vem surgindo e se tornando a cada dia a mais viável e garantida para um bom sucesso no controle, tanto de pragas como de doenças fungicas, na fase inicial das culturas, é o tratamento de sementes, nesse caso com inseticida e fungicida.

          O tratamento de sementes é realizado alguns dias antes de efetuar o plantio, misturando produtos como inseticidas, fungicidas entre outros produtos com recomendação para tratamento de semente. Junto a calda do tratamento era utilizado agua para facilitar o tratamento, mas hoje com a evolução das tecnologias e equipamentos, chegou o tratamento industrial onde não vai mais a adição de agua, somente os fungicidas, inseticidas, hormônios de crescimento, polímero e pó secante, isso mantem a semente com a qualidade de germinação e vigor intacta.

          O tratamento com inseticida nas culturas de inverno geralmente realizado com produto a base de Imidacloprid, que é o mais recomendado para efetuar o controle das principais pragas iniciais na cultura do trigo, aveia e cevada. Outra forma de efetuar o controle é a aplicação via parte aérea, mas dessa forma o inconveniente é que o controle vai ser realizado quando os danos causados pelas pragas já estão aparentes, já constatando perdas de rendimento futuramente.

          Em se tratando do controle do pulgão no trigo, aveia e cevada o mesmo deve ser realizado com produtos neonicotinóides, que apresenta um bom residual inicial em condições normais de clima, o controle do pulgão também pode ser realizado via parte aérea, mas dessa forma o produtor vai realizar o controle muito tarde, quando percebe manchas amareladas ou avermelhadas ao acaso em sua lavoura, essas são sintomas de virose, que é transmitido pelo pulgão, que também ocorre na cultura da aveia e cevada. Quando os danos são vistos nas lavouras o potencial de rendimento já está comprometido, não havendo mais maneira de restabelecer as condições normais de lavoura.

          Com relação ao controle das doenças iniciais da cultura do trigo, o tratamento de sementes é indispensável, pois o controle via parte aérea encaresse o custo da lavoura e o controle também são realizados muito tarde. As principais doenças que se instalam na fase inicial da cultura são o Oídio e Manchas foliares, as mesmas debilitam as plantas sendo assim porta de entrada para as doenças foliares na fase de enchimento de grãos.

 

 

                                                                     RAFAEL OPPELT

                                                                     Tec. Agrícola DETEC-COAGRIL

Veja mais

Outros informativos

Noticias

CONDIÇÕES DIFERENCIADAS...

Saiba mais

Noticias

AVISO

Saiba mais

Noticias

Dia Do Trabalhador

Saiba mais

Noticias

ASSOCIADO

Saiba mais

Ver tudo