Informativos Coagril

SEMEADURA DO TRIGO

Informativo

SEMEADURA DO TRIGO

 

Estamos nos aproximando da época recomendada para a semeadura da cultura do trigo, que inicia a partir do dia 01 de junho, segundo o zoneamento agroclimático para o município de Chapada.

A semeadura além de ser uma etapa muito importante no manejo deve possibilitar o estabelecimento rápido e uniforme da população de plantas desejada. Para isso, a semeadora deve formar um ambiente de semeadura que possibilite a absorção de água pelas sementes e as condições de temperatura e disponibilidade de oxigênio adequadas ao processo de germinação.

Entre os fatores que devem ser observados nesse processo devo destacar: velocidade, profundidade, densidade de semeadura e momento ideal para cada cultivar:

A velocidade de semeadura em geral pode-se afirmar que na grande maioria das situações e em todos os diferentes sistemas de semeadura a qualidade da semeadura diminui quando se aumenta a velocidade de trabalho, recomendando uma velocidade entre 6 a 8 Km/h.

A profundidade de semeadura deve ser adequada para que possa garantir a germinação e emergência uniforme das sementes, recomendando uma profundidade entre 2 a 5 cm.

A densidade de semeadura depende de cada cultivar, a recomendação para a maioria das nossas cultivares é uma população final de 350 plantas por metro quadrado, o que equivale a 60 plantas por metro linear, espaçamento entre linhas de 17 cm.

Quanto ao posicionamento das cultivares, recomenda-se abertura de semeadura com TBIO Sinuelo e TBIO Ponteiro, seguindo com TBIO Toruk, TBIO Audaz e fechamento de semeadura com TBIO Sonic ou TBIO Sintonia.

Coloco o Departamento Técnico da COAGRIL a disposição dos associados para esclarecer qualquer dúvida.

Engenheiro Agrônomo Roger Adriano Uebel.

Veja mais

Outros informativos

Noticias

CONDIÇÕES DIFERENCIADAS...

Saiba mais

Noticias

AVISO

Saiba mais

Noticias

Dia Do Trabalhador

Saiba mais

Noticias

ASSOCIADO

Saiba mais

Ver tudo