Informativos Coagril

Semeadura da cultura da soja

Informativo

A instalação de uma lavoura de soja requer um planejamento adequado, pois é uma etapa que determina o início de um ciclo produtivo de aproximadamente 130 a 140 dias. Sabe-se que o sucesso de uma lavoura está diretamente ligado ao plantio, e para isso, algumas medidas e recomendações técnicas devem ser levadas em consideração para um bom plantio.

Observa-se em nível de campo que pequenas variações de população não afetam significativamente o rendimento das lavouras, visto que os próprios obtentores recomendam uma densidade de semeadura com intervalo de aproximadamente 20% em média, desde que as plantas estejam bem distribuídas e sem muitas falhas.

Todas as cultivares apresentam uma época tolerada e outra preferencial de plantio, onde nesta, sabe-se que a expressão do potencial produtivo será maior.

A temperatura média do solo para uma emergência rápida e uniforme das plântulas de soja vai de 20 a 30º C, sendo o ideal 25º C. Temperaturas inferiores a 18º C tornam o processo de germinação e emergência mais lento, podendo resultar em drástica redução do estande. Ocorre predominantemente, onde a semeadura é realizada anteriormente a época preferencial.

A umidade ideal para germinação e emergência da semente da soja requer absorção de água de pelo menos 50% do seu peso seco para iniciar o processo. Além da umidade, as condições físicas do solo também são importantes para que ocorra o melhor contato entre solo e semente. Vale lembrar que semeadura realizada com insuficiência hídrica, é extremamente prejudicial ao processo de germinação.

Cada agricultor deve estar atendo aos mecanismos do seu equipamento de plantio, dentre eles o tipo de dosador de semente, o limitador e profundidade e o compactador de sulco, onde os mesmos devem estar em boas condições para se ter êxito na operação.

A velocidade ideal de plantio é de 4 a 6 km/h, quando fora deste intervalo pode haver interferência na uniformidade de distribuição e causar danos mecânico a semente.

A profundidade ideal para efetuar o plantio é de 3 a 5 cm, tendo cuidado para posição semente e adubo, o qual deve ficar abaixo da semente, evitando o contato direto, pois a salinização do fertilizante prejudica a germinação e emergência das plântulas de soja.

Um item de extrema importância que deve ser observado no momento do plantio é a densidade de semeadura, pois para cada cultivar existe uma recomendação de população de plantas por hectare. Para se obter um stand ideal, deve-se calcular o número de sementes a serem distribuídas, para isso, se faz necessário conhecer o percentual de germinação do lote de semente.

                                                                                       Denilso José Mombelli      

                                                                            Detec Coagril

Veja mais

Outros informativos

Noticias

Agradecimento

Saiba mais

Noticias

NOTA DE SOLIDARIEDADE

Saiba mais

Noticias

CONDIÇÕES DIFERENCIADAS...

Saiba mais

Noticias

AVISO

Saiba mais

Ver tudo