Informativos Coagril

Finalizando a colheita do trigo e iniciando a semeadura da soja

Informativo

Quase que a totalidade dos produtores que plantaram trigo este ano estão com a colheita encerrada, lembrando que a cultura tinha um ótimo potencial de rendimento, mas teve esse potencial reduzido por efeitos climáticos.

Após a colheita do trigo, aveia e também pousio, para começar o plantio de soja devemos efetuar o plantio no limpo. Para efetuar essa dessecação devemos identificar as plantas daninhas e usar herbicidas de acordo com a planta daninha infestante, principalmente em áreas de pousio onde as plantas são maiores, nesses casos recomenda se a dessecação sequencial. Na nossa região as principais invasoras e que requerem uma atenção redobrada em seu controle são: buva, leiteira, corda de viola, azevem, capim rabo de burro, poaia, capim canivete, trapoeraba e maria pretinha. Outra pratica que devemos adotar no momento da dessecação é o uso de inseticidas para controle de pragas que estão presentes na lavoura, assim elas não prejudicam o stand inicial da lavoura.

Efetuado o controle das plantas daninhas e após ter certeza que elas estão controladas, o produtor pode efetuar a semeadura da soja. Alguns cuidados no momento da semeadura são imprescindíveis como:

Regulagem da semeadoura de acordo com a cultivar plantada, pois cada cultivar tem sua recomendação de sementes por metro linear.

Velocidade de plantio de 4 a 6 km/hr, nessa velocidade segundo pesquisas é onde se consegue uma distribuição de semente no solo mais uniforme. Usar disco de distribuição de semente de acordo com o tamanho da semente (peneira).

 Ficar atento as condições de umidade no solo, pois o excesso de umidade afeta na distribuição e profundidade da semente pois gruda barro nas rodas limitadoras de profundidade da semeadoura.

Cuidar com a adubação colocada na linha, evitar colocar mais de 80 pontos de potássio na linha. Resultados satisfatórios estão sendo obtidos nas formulações de adubos com menos potássio na formulação e complementar o restante do potássio que a planta necessita a lanço antes ou logo após a semeadura.

Plantar semente de soja com tratamento para pragas e doenças para que o stand inicial não seja prejudicado.

Após efetuado o plantio, com a emergência da cultura, devemos dar atenção especial na competição da soja com plantas daninhas por nutrientes, agua e luminosidade. Aqui vale o ditado plantar a soja no limpo e permanecer com ela no limpo, pois nessa faze a planta de soja não consegue competir com as invasoras e começa a perder o potencial produtivo.

Tec. Agropec. Rafael A. Oppelt

DETEC-COAGRIL

Veja mais

Outros informativos

Noticias

NOTA DE SOLIDARIEDADE

Saiba mais

Noticias

CONDIÇÕES DIFERENCIADAS...

Saiba mais

Noticias

AVISO

Saiba mais

Noticias

Dia Do Trabalhador

Saiba mais

Ver tudo