Informativos Coagril

Retomada da semeadura da cultura da soja.

Informativo

       A semeadura da soja, que em grande parte do município de Chapada, está sendo retomada após um período com falta de chuvas regulares para uma boa emergência da cultura, sendo que poucas áreas estão com a implantação concluída. Neste ano, em razão das condições ambientais desfavoráveis, os agricultores foram obrigados a atrasar a semeadura pelo motivo dos baixos índices pluviométricos ocorridos na região.

            As chuvas do último final de semana, fez com que os solos retomassem a umidade necessária para a implantação da cultura, onde a semente absorve água em quantidade aproximada de 50% de seu peso, uma vez embebida a água, a semente inicia seu processo de germinação, emitindo a radícula ou raiz primária, que se prolongo para dentro do solo.

            A soja à qual foi implantada no final do mês de outubro ou no início de novembro, estavam sofrendo com a falta de água, onde as plântulas ficaram com seu desenvolvimento atrasado, formando plantas com baixo desenvolvimento e expostas ao ataque de pragas e doenças de solo. As pragas que mais acometeram a cultura foram as trips, onde as mesmas raspam as folhas mais jovens, e se alimentam da seiva que extravasa das lesões, são consideradas pragas secundárias da cultura, porém com alta infestação podem causar grandes danos econômicos.

            O zoneamento agrícola ou a chamada “janela” para implantação da cultura da soja inicia para a maioria das cultivares no dia 20 de outubro e encera-se no dia 15 de dezembro, sendo que estamos dentro da época preferencial para a implantação.

            Alguns cuidados devem ser lembrados para uma adequada implantação da cultura da soja, em Sistema Plantio Direto (SPD), onde é necessário que os restos culturais estejam bem decompostos, para que no momento da semeadura, não ocorra nenhum tipo de contratempo, como o entupimento do sistema de plantio, diminuição da eficiência do corte da palha pelos discos de corte, de modo a evitar que a semente fique depositada em cima da mesma, onde a germinação será comprometida.

O estabelecimento adequado da cultura da soja, em termos de distribuição de plantas, densidade, profundidade, época de semeadura, adubação equilibrada, associada a um cultivar adequado com bom tratamento de sementes, são atributos qualitativos da semeadura da cultura, tornando-se condições essenciais para a obtenção de elevadas produtividades na cultura da soja.

Maiores informações podem ser obtidas junto ao Departamento Técnico da Coagril.

                                                                                                          Denilso J. Mombelli

                                                                                                           Detec Coagril                                                                           

Veja mais

Outros informativos

Noticias

CONDIÇÕES DIFERENCIADAS...

Saiba mais

Noticias

AVISO

Saiba mais

Noticias

Dia Do Trabalhador

Saiba mais

Noticias

ASSOCIADO

Saiba mais

Ver tudo