Informativos Coagril

CONTROLE DE PERCEVEJOS EM SOJA

Informativo

Na cultura da soja, após o inicio da formação das vagens, e principalmente durante o enchimento de grãos, os percevejos fitófagos constituem-se nas principais pragas com grande potencial de dano à cultura, podendo, inclusive, causar prejuízos financeiros mesmo após a maturação fisiológica da planta.

            Os percevejos são pragas sugadoras, cujo dano resume-se a sucção de fotoassimilados (açúcar) das vagens e dos grãos, produzindo grãos chochos, além de favorecer a inoculação de fungos nos grãos, provocando oxidação do óleo (rancificação) o que deprecia seu valor de mercado na indústria, além de promover a retenção foliar na soja, em função da injeção de toxinas pelo seu aparelho bucal.

            O monitoramento da população de percevejos deve ser realizado nas primeiras horas do dia, uma vez que nessa ocasião, a praga dirige-se para as folhas superiores para se secar, pois caso contrário, haverá a morte do percevejo pela formação de fungos. Por essa razão, aconselha-se monitora-los nas primeiras horas do dia, onde o mesmo é mais fácil de ser observado. Trabalhos de pesquisa evidenciam que para cada percevejo que se visualiza na parte superior da soja, existem outros 3 indivíduos, demonstrando, dessa forma, a dificuldade de se monitorá-los. Nesse sentido, um dos maiores entraves ao controle dos percevejos constitui-se na realização de aplicações tardias de inseticidas, quando a população da praga encontra-se em níveis elevados, principalmente, em função da dificuldade, por parte do agricultor, em identificar a população da praga, associado a oclusão visual do dano, em relação ao ataque de lagartas, que é muito mais evidente.

            O controle dos percevejos é indicado quando na amostragem se encontrar cerca de 1 a 2 percevejos adultos ou ninfas por metro linear de soja. Mesmo em lavouras que se apresentam em fase de final de enchimento de grãos e até mesmo em maturação fisiológica, quando não há mais translocação de fotoassimilados para os grãos, mas que os grãos apresentam-se ainda “moles”, há necessidade de se efetuar o controle dos percevejos. Um aspecto importante é o horário de aplicação do produto, pois o percevejo, nas primeiras horas do dia, está localizado na parte superior das plantas, devendo as aplicações dos produtos serem efetuadas nesse momento.

Mais recentemente, com o advento da soja Intacta, observa-se o aumento da ocorrência de pragas sugadoras como trips e percevejos, demandando maiores cuidados com o manejo dessas pragas em lavouras com a referida tecnologia. Demais esclarecimentos podem ser obtidos junto ao departamento técnico da Coagril.

Eng. Agr. Mauro Roberto Rohr

DETEC – Coagril                  

Veja mais

Outros informativos

Noticias

NOTA DE SOLIDARIEDADE

Saiba mais

Noticias

CONDIÇÕES DIFERENCIADAS...

Saiba mais

Noticias

AVISO

Saiba mais

Noticias

Dia Do Trabalhador

Saiba mais

Ver tudo