Informativos Coagril

Implantação da cultura do trigo

Informativo

O trigo (Triticum aestivum L.) é uma gramínea de ciclo anual, consumido em forma de farinha ou ração animal. No Brasil, a produção anual varia entre 5 e 6 milhões de toneladas, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde cerca de 85% está concentrada no Sul do Brasil.

O solo da área a ser cultivada deve ter boa fertilidade, com a acidez corrigida, livre de pragas, doenças e plantas daninhas antes do inicio do plantio da cultura. É importante ressaltar que os restos culturais devem ser depositados em uma faixa equivalente à largura da plataforma de corte da colhedora. Já a escolha da cultivar adequada a ser instalada é uma decisão do produtor com auxilio do técnico, devendo-se levar em conta todas as suas próprias características e da área.

A densidade de semeadura a ser adotada deverá considerar a indicação para a cultivar e para a região produtora, conforme indicação técnica, variando aproximadamente entre 70 e 80 sementes por metro com o espaçamento de 17 cm, com profundidade de semeadura em torno de 2 a 5 cm.

O potencial produtivo de uma cultivar depende do seu estabelecimento e desenvolvimento inicial. Por esta razão, é fundamental o controle das doenças, pragas e plantas daninhas no inicio de seu desenvolvimento, levando em consideração a sanidade das sementes e da área a ser cultivada. As sementes podem estar infectadas por patógenos, mesmo sem apresentarem sintomas externos. Para evitar a reintrodução de fungos na lavoura, como por exemplo, mancha da gluma (Stagonospora nodorum), mancha marrom (Bipolaris sorokiniana) e mancha amarela (Drechslera tritici-repentis), recomenda-se o tratamento de sementes para o plantio da cultura.

A semeadura anual de trigo na mesma área é considerada a principal causa da ocorrência de doenças. Culturas como a aveia, o nabo forrageiro e a canola, são consideradas as melhores opções de rotação de culturas, visando o controle de doenças nos órgãos aéreos (como manchas foliares, oídio, ferrugem da folha e do colmo, giberela e brusone) e das demais doenças do sistema radicular do trigo.

                                                                  Denilso José Mombelli – Detec Coagril.

Veja mais

Outros informativos

Noticias

AVISO

Saiba mais

Noticias

Dia Do Trabalhador

Saiba mais

Noticias

ASSOCIADO

Saiba mais

Noticias

DIA DE FEIRA

Saiba mais

Ver tudo