Informativos Coagril
O “TRABALHO” DE PARTO – ENTENDENDO SUAS FASES
Informativo
O parto, ou o “trabalho” de parto feito por uma vaca, tem três fases. Compreender os estágios é fundamental para saber quando e se precisamos fornecer assistência durante a temporada de parto para aumentar a probabilidade de um bezerro nascer vivo e começar bem.
O primeiro estágio é a dilatação do colo do útero. Essse processo pode levar horas ou dias para ser concluído e pode facilmente passar despercebido. A atividade muscular uterina é tranquila durante esta fase, à medida que o colo do útero amolece e os ligamentos pélvicos relaxam. Durante esta fase, você pode notar movimento da cauda e um fio grosso de muco transparente pendurado na vagina. O apetite das vacas pode diminuir e elas podem se separar do rebanho. As contrações uterinas aumentadas no final deste estágio empurram o conteúdo uterino contra o colo do útero, causando mais dilatação.
O segundo estágio é o parto em si. Nesta fase começa oficialmente com o aparecimento da bolsa de água na vulva. Este é o momento de iniciar o seu relógio. Pesquisas recentes descobriram que novilhas saudáveis ??com apresentação normal de bezerros parirão sem assistência dentro de uma hora após o início do estágio dois. Vacas saudáveis ??com apresentação normal de bezerros parirão dentro de 22 minutos após o início do estágio dois. Isso sugere que o estágio dois normal do parto deve ser definido como aproximadamente 60 minutos para novilhas e 30 minutos para vacas adultas. Em novilhas, não apenas a abertura pélvica é menor, mas o tecido mole nunca foi expandido antes do primeiro nascimento. Vacas mais velhas tiveram partos antes e o nascimento geralmente ocorre muito rapidamente, a menos que haja alguma anormalidade, como um bezerro muito grande, bezerro para trás ou nascimento de gêmeos.
E quando devemos ajudar? Oferecer assistência ao parto é uma questão de julgamento e bom senso e o resultado da experiência. Se você tem uma vaca ou novilha em trabalho de parto e não sabe quando o estágio dois começou, você precisará chamar assistência para fazer um exame vaginal. Se possível, coloque a vaca em pé, presa em uma área bem iluminada que seja segura tanto para você, o profissional e principalmente para a vaca. É muito mais fácil quando o parto acontece de pé, tento para quem está auxiliando, como para a vaca. A limpeza é muito importante. Usa-se luvas de proteção. Suavidade e lubrificação são importantes. Deve-se sentir o colo do útero, se está dilatado ou não. Uma vez totalmente dilatado, observa-se a apresentação do bezerro. Existem varias formas de como o bezerro estará posicionado. Uma apresentação anterior normal permite que sinta os pés e o focinho do bezerro com a espinha do bezerro descansando logo abaixo da espinha da vaca. Se a apresentação for normal e a bolsa de água ainda estiver intacta ao redor do bezerro, você pode esperar até uma hora para permitir que a vaca parir sem ajuda. Se a bolsa de água se rompeu e o colo do útero está totalmente dilatado, o bezerro precisa ser entregue mais cedo. Se você detectar uma apresentação anormal, encontrar algo que não pareça certo ou uma situação que não possa gerenciar, precisará entrar em contato com um veterinário para obter assistência.
O terceiro estágio é a liberação da placenta. A placenta deve ser eliminada dentro de 8 a 12 horas após o parto do bezerro. Alguns autores, sugerem até 24h. Se houver retenção de placenta, não a remova à força. A administração de antibióticos pode ser necessária se a vaca estiver doente. A placenta se desprenderá em 4 a 7 dias.
Fonte:Traduzida e adaptada de Droves
Méd. Vet. Giovani Menegon - DEPEC- COAGRIL