Informativos Coagril
TRATOS CULTURAIS PARA O PLANTIO DA CULTURA DO MILHO
Informativo
Nos próximos dias iniciam-se as dessecações para a semeadura da cultura do milho em nosso município, onde o zoneamento agrícola inicia-se a partir da segunda quinzena do mês de agosto, e as primeiras semeaduras começam a ser realizadas tanto para a produção de silagem destinada a alimentação de animais, como a produção de grãos visando altas produtividades.
Em áreas onde estão implantadas as culturas de Aveia preta (avena strigosa) ou Aveia Branca (avena sativa), consorciadas com nabo forrageiro (Raphanus Raphanistrum) ou implantadas individualmente para cobertura de solo,
O correto manejo para se obter uma boa plantabilidade e um melhor stand final de plantas de milho e consequentemente um desenvolvimento satisfatório da cultura do milho, deve ser efetuado antecipadamente, entre 40 a 50 dias antes da semeadura da cultura, principalmente em áreas com infestação de Azevém (lolium multiflorum) pelo seu difícil controle em virtude da sua resistência ao mecanismo de ação de herbicidas EPSPS (glifosato).
Em virtude da alta massa verde das plantas de cobertura, são recomendas aplicações sequenciais dos herbicidas, aumentando o número de mecanismos de ação, e consequentemente melhorando significativamente os níveis de controle.
A primeira aplicação de ser realizada com herbicidas graminicidas a base de Cletodim, (Select®), (Poquer®), ou Sethoxidim (Poast®), associados ao glifosato e ao óleo mineral.
A segunda aplicação de herbicidas deve ser realizada de forma sequencial, cerca de 10 a 12 dias após a realização da primeira, utilizando herbicidas de contanto, a base de Diquat (Reglone®) ou glufosinato de amônio (Finale® ou Fascinate®), também deve-se adicionar óleo mineral na dose recomendada juntamente com um bom anti-deriva, visando realizar um controle satisfatório e eficiente, antes da implantação da lavoura com a cultura do milho.
Nos manejos das aplicações dos herbicidas, recomenda-se a utilização de inseticidas para o controle de pragas existentes na área no momento da aplicação, visando diminuir o nível de infestação das mesmas e consequentemente evitando danos prejudiciais a cultura do milho nos estágios iniciais de seu desenvolvimento e para que não haja perda no stand de plantas.
No momento da aplicação devemos sempre nos atentar à temperatura que deve apresentar-se entre 15°C e 25C°, velocidade do vento entre de 3km/h e 8km/h, umidade relativa do ar acima de 60%. O horário de aplicação tem grande importância, buscando sempre a maior eficiência do produto, sendo assim, devem-se evitar horários onde haja a presença de água na folha, nessa época do ano principalmente na forma de orvalho, prejudicando a absorção dos herbicidas.
Preconiza-se ao produtor, que o mesmo apenas realize a semeadura quando as áreas estiverem livres da presença de plantas daninhas, em virtude da competição interespecífica por água, nutrientes e radiação solar.
Maiores informações podem ser obtidas junto ao Departamento Técnico da Coagril.
Téc. Agrop. Juliano Steffens
Detec Coagril