Informativos Coagril

DIA DO COOPERATIVISMO

Noticias

 

                       DIA INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO

 

          O Dia Internacional do Cooperativismo foi instituído em 1923, no Congresso da Aliança Cooperativa Internacional – ACI, com o objetivo de comemorar, no primeiro sábado do mês de julho de cada ano, a confraternização de todos os povos ligados ao Cooperativismo.

          Inicialmente denominava-se “Dia da Cooperação”.Com o tempo passou a ser chamado “Dia do Cooperativismo”, e atualmente, “Dia Internacional do Cooperativismo”.

           No Brasil, s construção de um estado cooperativo surgiu com os jesuítas por volta de 1610.

           Por mais de 150 anos, esse modelo deu exemplo de sociedade solidária, fundamentada no trabalho coletivo, onde o bem estar do indivíduo e da família se sobrepunha ao interesse econômico da produção.

          Mas o movimento cooperativista no Brasil surgiu mesmo em 1847 nos sertões do Paraná seguindo modelos europeus. A partir desta data, cada cooperativa fez sua própria história. Em 1902, no Rio Grande do Sul, um padre jesuíta implantou um modelo de cooperativismo baseado em experiências alemãs junto a pequenas comunidades rurais e vilas. No final dos anos 20, um segundo modelo de cooperativa de crédito chegava ao Brasil.

          O terceiro e último modelo chegou ao País no final da década de 50 com Maria Thereza Rosália Teixeira Mendes, a Terezita, como carinhosamente era chamada. Ela organizou a constituição de dezenas de cooperativas de crédito mútuo em todo Brasil.

           Existem no Brasil 5.700 cooperativas e 6 milhões de cooperados.

           As cooperativas geram cerca de 168 mil empregos diretos e estão presentes na agropecuária, saúde, trabalho, educação, habitação, crédito, consumo, serviços, eletrificação e telecomunicação.

            DEFINIÇÃO DE COOPERATIVA: Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida.

            VALORES: As cooperativas baseiam-se em valores de ajuda mútua e responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade. Na tradição dos seus fundadores, os membros das cooperativas acreditam nos valores éticos da honestidade, transparência, responsabilidade social e preocupação pelo seu semelhante.

             As pessoas são o coração das empresas, e, isto é de que tratam as cooperativas.

            As cooperativas criam oportunidades para que as pessoas ajudem a si mesmas e respondam aos desafios econômicos e sociais que têm que enfrentar em sua vida.

           De várias formas, as cooperativas representam uma face mais justa e humana da globalização.

          As iniciativas de comércio justo, em sua maioria incluem componentes cooperativos, tanto pelo lado do produtor como pelo lado do distribuidor, e permite aos pequenos produtores ter acesso aos mercados globais.

         O movimento cooperativo está pronto para continuar e consolidar seu papel.

        Cooperativismo: caminho para a democracia e para a paz.

Veja mais

Outros informativos

Noticias

NOTA DE SOLIDARIEDADE

Saiba mais

Noticias

CONDIÇÕES DIFERENCIADAS...

Saiba mais

Noticias

AVISO

Saiba mais

Noticias

Dia Do Trabalhador

Saiba mais

Ver tudo