(54) 3333-9000
(54) 99983-0259

INFORMATIVOS

Compactação e erosão de solo

Compactação e erosão de solo

A erosão hídrica é um processo de desprendimento e arraste acelerado das partículas do solo causado pela água.

Solos compactados pelo sistema de cultivo inadequado adotados pelos agricultores, principalmente em realizar semeadura  em solo com condições desfavoraveis para tal prática, solo muito úmido, a não utilização de rotação de culturas, a pouca produção de palhada, menor que 12 toneladas ano, a não adoção de técnicas de agricultura conservacionista, como semeadura em nível, pulverização em nível, utilização de culturas que proporcionam sistema radicular que contribuem para a descompactação de solo e sua estruturação, a não utilização do sistema colhe e planta,  a não construção de terraços pontuais e oportunos para deslocar e ou barrar a aceleração da água, vem preocupanto técnico e pesquisadores. Essa resitência dos agricultores em adotar medidas contrárias a proteção do solo, aliadas as fortes chuvas e a declividade dos nossos solos, vem ocasionando erosões imprecionantes na nossa região (área de atuação da Coagril).

Nos últimos três anos estamos enfrentenado problemas acentudas com erosão do solo, em função das chuvas fortes que vem ocorendo nesse periodo,  nesses ultimos dias  não foi diferente, ocorreu mais uma vez chuvas fortes, que acumularam uma precipitação em apenas dois dias de 200 a 250 mm, variando dentro do município, esse fenomeno acarretou em problemas sérios de erosão nas lavouras dos agricultores.

Alem de perdas de solo, sulcos nas lavouras a erossão leva com ela, isumos agricolas e materias orgânicos,  contamina lençol freático, rios e nascentes. Ou seja, causa grande prejuizos economicos em função da perda de fertilidade, as vezes de decadas de fertilização do solo, assim desuniformizando as áreas e dificultando o alcance de produtividades elevadas.

Então, recomenda-se os produtores refletir referente a esse assunto, procurar informações técnica, e adotarem medidas conservacionistas para que conseguimos além de proteger o meio ambiente, produzimos cada vez mais, com sustentabilidade.

 

 

Engenheiro Agrônomo Roger Adriano Uebel

Galeria de Fotos

 Clique nas imagens para ampliar

OUTROS INFORMATIVOS

Manejo de nitrogênio em trigo

Manejo de nitrogênio em trigo

LER MAIS
DIARREIA VIRAL BOVINA

DIARREIA VIRAL BOVINA

LER MAIS
Manejo e controle de aveia e azevém em pós emergência do Trigo

Manejo e controle de aveia e azevém em pós emergência do Trigo

LER MAIS