(54) 3333-9000
(54) 99983-0259

INFORMATIVOS

A CONSORCIAÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS E GORDURA DO LEITE!

Atualmente, é comum observarmos vacas leiteiras criadas à base de pasto alimentando-se essencialmente de monoculturas de forragem, geralmente apenas gramíneas como tifton. Quanto aos animais confinados, uma característica comum dos sistemas é a alimentação regular, ou seja, os mesmos ingredientes e porcentagens ao longo do ano. Nestas duas situações é praticamente inexistente o emprego de leguminosas na dieta dos animais.

Embora o uso de pastagens consorciadas promova diversos benefícios ao solo e as plantas, como o aporte de nitrogênio no sistema por meio do processo de fixação biológica de N, e a melhoria da qualidade nutricional da pastagem, principalmente em termos de PB e digestibilidade, a prática ainda é muito pouco explorada por produtores brasileiros.

No entanto, além destes benefícios, o uso de pastagens consorciadas tem mostrado um potencial de modificar o perfil de ácidos graxos (ou gordura) do leite. Tal fato tem chamado a atenção de muitos pesquisadores acerca deste tema, impulsionados diretamente pela demanda crescente de consumidores cada vez mais preocupados com a qualidade nutricional dos produtos que consomem.

Embora o mecanismo de ação destes compostos ainda não esteja totalmente claro, os resultados de pesquisa evidenciam a influência do consumo de leguminosas na composição do leite de vacas. Ao mesmo tempo, os trabalhos têm demonstrado que o consumo de produtos ricos em ácidos graxos poli-insaturados, em especial o ácido linoleico conjugado (CLA) parece ser promissor para a saúde humana. Aqui, gera-se então uma hipótese de que alimentar vacas com pastagens consorciadas pode ser uma alternativa para enriquecer ainda mais a qualidade nutricional do leite. Neste contexto, abre-se o precedente: podemos futuramente explorar este nicho de mercado? E faturar mais?

Médico Veterinário GIOVANI MENEGON - DEPEC COAGRIL

Galeria de Fotos

 Clique nas imagens para ampliar

OUTROS INFORMATIVOS

Fungicidas na cultura do trigo.

LER MAIS
APLICAÇÃO DE NITROGÊNIO NA CULTURA DO TRIGO

APLICAÇÃO DE NITROGÊNIO NA CULTURA DO TRIGO

LER MAIS
CONTROLE DE AZEVEM E AVEIA EM TRIGO

CONTROLE DE AZEVEM E AVEIA EM TRIGO

LER MAIS